sábado, 18 de abril de 2009

Fiat negocia união com GM na Europa e América Latina
Iniciativa seria paralela ao acordo com a Chrysler e pode formar o segundo maior grupo automotivo do mundo
Por Marcio Ishikawa | 17/04/2009
Segundo uma reportagem do Automotive News, respeitada agência americana do mercado automotivo, a Fiat estaria negociando uma aliança com a General Motors, que envolveria as operações das duas fabricantes na Europa e na América Latina.

O acordo, que segundo a reportagem ainda está em fase inicial de negociações, e corre em paralelo com o possível acordo da Fiat com a Chrylser. Se concretizadas, as alianças formariam o o segundo maior grupo automotivo do planeta.

Juntas, Fiat, Chrysler, Opel, Vauxhall e GM da América Latina venderam 7,05 milhões de carros em 2008 - número superado apenas pela Toyota. O acordo não envolveria a unidade européia da Chevrolet, nem a Saab.

Fiat e GM já tiveram um relacionamento próximo. Em 2000, a GM adquiriu 20% das ações da Fiat. As duas fabricantes unificaram suas operações de powertrain (motor e câmbio) na Europa e na América Latina em joint-ventures com metade do controle apra cada lado.

O acordo acabou em 2005, quando a GM, que poderia adquirir o controle da Fiat, mas não exerceu a opção contratual por falta de recursos. Como resultado, devido a cláusulas contratuais, o grupo americano foi obrigado a pagar 2 bilhões de dólares à Fiat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário